Connect with us

Notícias

Emergência por incêndios florestais na Espanha

Artigo

em

Carro queimado após um incêndio florestal perto da vila de Verin, Noroeste da Espanha. Os bombeiros avançam nos seus esforços para apagar o fogo, aparentemente de origem criminosa, que começou ontem na Galícia e já destruiu 600 hectares. | MIGUEL RIOPA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Bombeiros apoiados por mais de vinte aeronaves combatem um incêndio florestal no Noroeste da Espanha, que parece ter sido iniciado deliberadamente, disseram autoridades locais nesta quinta-feira. Alimentado por ventos fortes e uma onda de calor, o incêndio já destruiu cerca de 600 hectares de floresta e matagais na Galícia, disse o governo regional em comunicado. “Tudo indica que foi iniciado intencionalmente”, afirma.

O fogo começou na quarta-feira em vários pontos perto da cidade de Verin, perto da fronteira com Portugal, que vive sua pior seca em um século. As autoridades disseram que o incêndio não representa atualmente uma ameaça para “áreas habitadas”.

Os cientistas dizem que a mudança climática induzida pelo homem está tornando os eventos meteorológicos extremos, incluindo ondas de calor e secas, mais frequentes e mais intensos. O tempo seco e o calor, por sua vez, aumentam o risco de incêndios, que emitem gases de efeito estufa que aquecem o clima.

A Espanha lutou contra 354 incêndios florestais desde o início do ano, alimentados por temperaturas escaldantes e condições de seca. As chamas destruíram quase 230.000 hectares, mais do que em qualquer outro país da Europa, de acordo com o serviço de monitoramento por satélite da União Europeia EFFIS. As temperaturas atingem mais de 40ºC no Sul e no Leste da Espanha.

As comunidades autônomas terão de elaborar um plano de prevenção e extinção de incêndios válido para todo o seu território no prazo de três meses, que deverá estar pronto e em funcionamento antes do início de 2023. O decreto de medidas urgentes de combate à onda de incêndios foi aprovado pelo governo espanhol.

As regras estabelecem um conjunto de proibições a serem aplicadas quando o risco de incêndio é muito elevado ou extremo. O texto legal reconhece que Espanha se encontra em “situação de emergência” devido à profusão de chamas em quase todo o território, “após um ano hidrológico seco e com temperaturas 40ºC”.

As novas medidas não serão aplicadas ainda neste verão, em que o perigo de incêndios tem sido constante, com mais de 200 mil hectares já queimados. “Estamos em situação de emergência”, é sublinhado no decreto, cuja efetividade só poderá ser verificada na próxima temporada de incêndios, em 2023.

PUBLICIDADE

Notícias

Santos confirma venda de Léo Baptistão ao Almería, da Espanha

Artigo

em

Por

O Santos anunciou de forma oficial na noite desta quarta-feira (10) a venda do atacante Léo Baptistão, que vai para o Almería, da Espanha.

Pela negociação, o clube espanhol vai pagar 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 8 milhões). Os clubes negociavam desde a última semana e o Santos aceitou a venda após o Almería aumentar a proposta inicial.

Contratado em setembro de 2021, Léo Baptistão deixa o Santos pouco menos de um ano após sua chegada. Com a camisa santista, o atacante – prestes a completar 30 anos – somou 7 gols e três assistências.

 

É CAMPEÃO! Real Madrid ‘papa’ mais um título ao bater o Eintracht Frankfurt na Supercopa da UEFA

Continue lendo

Notícias

Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal

Artigo

em

Por

Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal – ECO





O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora

×

Continue lendo

Notícias

Campeão do mundo pela Espanha, Iniesta deseja sorte a Lincoln, novo reforço do Cruzeiro

Artigo

em

Por

O meia espanhol Andreas Iniesta, campeão do mundo com a Espanha em 2010, desejou sorte ao atacante Lincoln, novo atacante do Cruzeiro.

Iniesta usou sua conta particular no Instagram para mandar uma mensagem ao jogador brasileiro, seu companheiro no Vissel Kobe, do Japão, desde o ano passado.

Com a camisa do clube nipônico, Iniesta venceu duas taças, a Super Copa e a Copa do Imperador.

Iniesta assinou com o Vissel Kobe em 2018, logo que deixou o Barcelona. No clube catalão também fez história ao lado de Xavi, Puyol, Messi e tantos outras estrelas.

Continue lendo

+ VISTOS