Connect with us

Notícias

Espanha compra 20 jatos de guerra Eurofighter em contrato de 2,043 bilhões de euros

Artigo

em

Eurofighter da Força Aérea da Espanha – Imagem: Airbus




A NATO Eurofighter and Tornado Management Agency (NETMA) assinou um contrato histórico para a aquisição de 20 jatos Eurofighter de última geração. Conhecido como programa Halcon, o pedido abrangerá a entrega de uma frota de caças equipados com radar E-Scan (Electronically Scanned) composto por 16 unidades da versão monoposto e 4 da biposto para substituir a frota de F-18 operada pela Força Aérea Espanhola nas Ilhas Canárias.

Este contrato, anunciado durante o ILA Air Show 2022, em Berlim, fará com que a frota espanhola de Eurofighters cresça para 90 aeronaves. Com a primeira entrega prevista para 2026, essas novas aeronaves irão aprimorar e posicionar a frota de caças da Força Aérea Espanhola entre seus aliados da NATO (OTAN) com o caça mais moderno desenvolvido na Europa, além de garantir a atividade industrial até 2030.

“Este pedido adicional reforça o compromisso da Espanha não apenas com o Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento e ambiente industrial. Gostaria de agradecer ao cliente por sua posição firme em relação à defesa europeia no momento em que ela é mais necessária”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

A aquisição, avaliada em 2,043 bilhões de euros, foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Espanha em 14 de dezembro de 2021 e inclui a aeronave, motores, simulador e os serviços de suporte necessários.

Em serviço com a Espanha desde 2003, o Eurofighter é operado pela força aérea do país a partir das bases aéreas de Morón (11ª Ala) e Albacete (14ª Ala), protegendo o território espanhol e desempenhando um papel fundamental no coração da OTAN em diferentes missões de Policiamento Aéreo no Báltico e, mais recentemente, no Mar Negro.




Com a chegada destas novas aeronaves, a Espanha vai equipar também uma terceira base com jatos Eurofighter, a de Gando nas Ilhas Canárias, que abriga a 46ª Ala.

O Eurofighter espanhol é montado, testado e entregue nas instalações da Airbus Getafe (Espanha) e sua pegada industrial se traduz em mais de 20.000 empregos diretos e indiretos somente na Espanha. As principais empresas nacionais de defesa e tecnologia estão envolvidas no processo de fabricação.

A Airbus também está trabalhando no Getafe em coordenação com o Centro de Armamento e Logística Experimental (CLAEX) da Força Aérea Espanhola para fazer várias modificações, como a implementação do novo pacote de software CM02+ para os Eurofighters Tranche 1. Uma grande melhoria tática oferecida por este software é a nova capacidade de direcionamento automático de armas ar-superfície após a integração do pod de direcionamento Litening-III. Outras capacidades ar-ar e ar-superfície também foram introduzidas, juntamente com melhorias nos sistemas de comunicação.

O Eurofighter é o maior programa de defesa da Europa, envolvendo as quatro principais nações – Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália. Além das suas capacidades tecnológicas, assegura mais de 100.000 empregos na Europa. Até o momento, o programa Eurofighter registrou 681 pedidos de aeronaves para 9 nações ao redor do mundo.

Informações da Airbus




PUBLICIDADE

Notícias

Santos confirma venda de Léo Baptistão ao Almería, da Espanha

Artigo

em

Por

O Santos anunciou de forma oficial na noite desta quarta-feira (10) a venda do atacante Léo Baptistão, que vai para o Almería, da Espanha.

Pela negociação, o clube espanhol vai pagar 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 8 milhões). Os clubes negociavam desde a última semana e o Santos aceitou a venda após o Almería aumentar a proposta inicial.

Contratado em setembro de 2021, Léo Baptistão deixa o Santos pouco menos de um ano após sua chegada. Com a camisa santista, o atacante – prestes a completar 30 anos – somou 7 gols e três assistências.

 

É CAMPEÃO! Real Madrid ‘papa’ mais um título ao bater o Eintracht Frankfurt na Supercopa da UEFA

Continue lendo

Notícias

Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal

Artigo

em

Por

Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal – ECO





O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora

×

Continue lendo

Notícias

Campeão do mundo pela Espanha, Iniesta deseja sorte a Lincoln, novo reforço do Cruzeiro

Artigo

em

Por

O meia espanhol Andreas Iniesta, campeão do mundo com a Espanha em 2010, desejou sorte ao atacante Lincoln, novo atacante do Cruzeiro.

Iniesta usou sua conta particular no Instagram para mandar uma mensagem ao jogador brasileiro, seu companheiro no Vissel Kobe, do Japão, desde o ano passado.

Com a camisa do clube nipônico, Iniesta venceu duas taças, a Super Copa e a Copa do Imperador.

Iniesta assinou com o Vissel Kobe em 2018, logo que deixou o Barcelona. No clube catalão também fez história ao lado de Xavi, Puyol, Messi e tantos outras estrelas.

Continue lendo

+ VISTOS