Notícias
Espanha destinará mais EUR 9 bilhões para frear impacto econômico da guerra na Ucrânia


O presidente do Governo, Pedro Sánchez, especificou em coletiva de imprensa que, somado a um primeiro pacote de medidas de 6 bilhões de euros aprovado em março, estas ajudas diretas representariam, até ao final do ano, cerca de 15 bilhões de euros , “mais de um ponto do Produto Interno Bruto (PIB)”.
O Executivo de esquerda prorrogou por seis meses, até 31 de dezembro, as medidas adotadas no final de março por três meses, cuja aplicação terminava em 30 de junho. Estas incluem uma redução de 20 cêntimos de euro por litro no preço do combustível.
Além disso, o governo também aprovou “uma ajuda direta de 200 euros” para trabalhadores independentes e desempregados e decidiu baixar novamente o IVA sobre a eletricidade – pela segunda vez em menos de um ano – de 10% para 5%, medida que Sánchez havia anunciado na quarta-feira antes do Congresso dos Deputados. O Executivo decidiu ainda aumentar em 15% as pensões por aposentadoria e invalidez.
– “Esforço extraordinário” –
Sánchez destacou que as medidas adotadas “para proteger as famílias, para proteger a classe média trabalhadora” representam “um esforço extraordinário, do ponto de vista orçamentário, por parte do governo”.
A inflação em Espanha atingiu 8,7% em maio, mais 0,4 pontos do que em abril, segundo estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este aumento ocorreu após um ligeiro decréscimo (8,3%) registado em abril, após o pico homólogo da inflação atingido em março, de 9,8%, o nível máximo na Espanha em 37 anos.
“Hoje, a inflação na Europa é extraordinariamente alta e, consequentemente, também é na Espanha”, disse Sánchez, enfatizando que “há 17 países na União Europeia, com uma taxa de inflação mais alta” do que a da Espanha.
A explosão da inflação, agravada pelas consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, teve uma grande influência -segundo especialistas- no recente declínio da popularidade do Executivo de Sánchez.
Seu partido, o Partido Socialista, registrou uma forte derrota nas eleições regionais do último domingo na Andaluzia (sul), vencidas pelos conservadores do Partido Popular, revalidando-se no poder.
“Com as medidas que aprovamos há 3 meses e com as medidas que aprovamos hoje neste Conselho de Ministros, o Governo estima que vamos conter a alta dos preços em 3,5 pontos”, declarou o presidente.
Além disso, o chefe do governo indicou que, para “incentivar o uso dos transportes públicos”, o governo aprovou “uma redução de 50% […] no preço de todas as mensalidades e de qualquer passagem de transporte terrestre fornecido pelo Estado ou entidades estatais. Anunciou também uma redução de 30% nas passagens de transporte dependentes das comunidades autônomas e entidades locais.
Notícias
Santos confirma venda de Léo Baptistão ao Almería, da Espanha


O Santos anunciou de forma oficial na noite desta quarta-feira (10) a venda do atacante Léo Baptistão, que vai para o Almería, da Espanha.
Pela negociação, o clube espanhol vai pagar 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 8 milhões). Os clubes negociavam desde a última semana e o Santos aceitou a venda após o Almería aumentar a proposta inicial.
Contratado em setembro de 2021, Léo Baptistão deixa o Santos pouco menos de um ano após sua chegada. Com a camisa santista, o atacante – prestes a completar 30 anos – somou 7 gols e três assistências.
É CAMPEÃO! Real Madrid ‘papa’ mais um título ao bater o Eintracht Frankfurt na Supercopa da UEFA
Notícias
Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal


O seu browser está desatualizado!
Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora
Notícias
Campeão do mundo pela Espanha, Iniesta deseja sorte a Lincoln, novo reforço do Cruzeiro


O meia espanhol Andreas Iniesta, campeão do mundo com a Espanha em 2010, desejou sorte ao atacante Lincoln, novo atacante do Cruzeiro.
Iniesta usou sua conta particular no Instagram para mandar uma mensagem ao jogador brasileiro, seu companheiro no Vissel Kobe, do Japão, desde o ano passado.
Com a camisa do clube nipônico, Iniesta venceu duas taças, a Super Copa e a Copa do Imperador.
Iniesta assinou com o Vissel Kobe em 2018, logo que deixou o Barcelona. No clube catalão também fez história ao lado de Xavi, Puyol, Messi e tantos outras estrelas.
-
NotíciasAtualizado há 6 dias
Espanha facilita entrada de imigrantes e brasileiros ficam de olho
-
NotíciasAtualizado há 7 dias
Mistério com 50 mulheres picadas em bares e discotecas em Espanha
-
NotíciasAtualizado há 7 dias
Embaixador da Espanha é condecorado com medalha da PRF
-
NotíciasAtualizado há 6 dias
Espanha detém jihadista que tinha regressado da Síria com treino militar
-
NotíciasAtualizado há 5 dias
Paraguaia que viajaria para a Espanha é presa com cocaína amarrada às pernas, em Foz do Iguaçu
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Espanha adota plano de poupança de energia | Agência Brasil
-
NotíciasAtualizado há 6 dias
Carlão acerta transferência para o Almería, da Espanha
-
NotíciasAtualizado há 2 dias
Veleiro capixaba é sexto colocado em competição de vela na Espanha