Connect with us

Notícias

Os melhores lugares para curtir a festa de San Juan na Espanha

Artigo

em

Na Espanha, festa de São João não tem quentão, quadrilha ou forró. Mas tem gostinho de Réveillon! É que a data não apenas celebra o dia do “santo festeiro”, como também a chegada do verão e – para muitos – o fim do ano escolar e o começo das férias. Em algumas regiões do país, a festança ainda tem fogos de artifício, fogueiras e baladas bombásticas na praia. É a vingança de quem, afinal de contas, passou a virada do ano com os termômetros perto de zero grau.




Fogueira para espantar todos os males: o elo perdido entre o nosso São João e o San Juan espanhol

Fogueira para espantar todos os males: o elo perdido entre o nosso São João e o San Juan espanhol

Foto: Pixabay/Reprodução / Viagem e Turismo

Ao contrário do que rola no Brasil, onde os festejos duram praticamente todo o mês de junho, aqui tudo se concentra na madrugada do dia 23 para o 24. A seguir, veja os lugares mais quentes para estar nessa noite bombástica:

Barcelona

Em alguns momentos, você vai se sentir em plena Copacabana no dia 31 de dezembro. Todas as praias da cidade lotam e se transformam em uma festa gigantesca que vai até de manhã com fogueiras, fogos de artifício em muita loucura. Enquanto isso, grandes fogueiras e jantares entre vizinhos são organizados em vários bairros, em plena rua. Festas privadas e afins também rolam aos montes. É a noite de jogar as bad vibes no fogo.

Uma parte bonita da festa é o ritual da Flama del Canigó, uma espécie de pira olímpica que nunca se apaga: durante o resto do ano, ela fica em Perpignan, na parte francesa da Catalunha. Em 22 de junho, a chama é levada ao topo do monte Canigó, nos Pirineus e, à meia-noite, é distribuída entre os presentes, que depois se encarregam de acender centenas de fogueiras de San Juan pelas cidades catalãs.

Valência

É outro lugar animadíssimo para celebrar o San Juan, numa vibe parecida com a de Barcelona: festas na praia, muita loucura, fogueiras e fogos de artifício. E se os espanhóis em geral já curtem fogos de artifício e rojões, os valencianos são os grandes especialistas nesse assunto. Prepare-se para muito barulho.

Alicante

Essa cidade praiana na Comunidade Valenciana tem uma interpretação mais artística do San Juan, que se parece muito com a festa das Fallas, que rola em Valência na primavera. Além das clássicas e fogueiras, os Monumentos (esculturas gigantes que se parecem a carros alegóricos de carnaval) são incendiados para celebrar a chegada do verão, em meio a uma grande queima de fogos.

Málaga

A “Barcelona da Andaluzia” também ferve na noite de San Juan, no esquema praia com fogueira e festa. A tradição, aqui, é comer sardinhas assadas (um ícone da cozinha malaguenha de verão) e brebas (os primeiros frutos da figueira), além de queimar os “juas” (bonecos de pano) na fogueira, na pegada “xô, zica”.



San Juan em Menorca: o rei é o cavalo

San Juan em Menorca: o rei é o cavalo

Foto: @santjoanciutadella/Reprodução / Viagem e Turismo

Menorca

Esta integrante das Ilhas Baleares tem, provavelmente, o San Juan mais excêntrico e bonito da Espanha. Nada de rojão ou de fogueira. Quem brilha em Ciutadella de Menorca são os cavalos da raça menorquina, que desfilam e empinam pela cidade em meio a uma multidão enlouquecida, num ritual cheio de simbolismos e tradições. É bonito demais de se ver. Eu contei os detalhes sobre essa festa NESTE POST.

Galícia

O San Juan na Galícia é um balaio com tradições de origem celta e muito misticismo. Nessa noite de meigas (“noite das bruxas”), o mundo material e o “mais além” estão em conexão e é hora de espantar os maus espíritos com… mais fogueira. É aí que Galícia e Brasil se encontram: para tirar a zica, o ritual dita saltar nove vezes a fogueira ou… nove ondas.

Procure acomodação na Espanha

PUBLICIDADE

Notícias

Santos confirma venda de Léo Baptistão ao Almería, da Espanha

Artigo

em

Por

O Santos anunciou de forma oficial na noite desta quarta-feira (10) a venda do atacante Léo Baptistão, que vai para o Almería, da Espanha.

Pela negociação, o clube espanhol vai pagar 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 8 milhões). Os clubes negociavam desde a última semana e o Santos aceitou a venda após o Almería aumentar a proposta inicial.

Contratado em setembro de 2021, Léo Baptistão deixa o Santos pouco menos de um ano após sua chegada. Com a camisa santista, o atacante – prestes a completar 30 anos – somou 7 gols e três assistências.

 

É CAMPEÃO! Real Madrid ‘papa’ mais um título ao bater o Eintracht Frankfurt na Supercopa da UEFA

Continue lendo

Notícias

Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal

Artigo

em

Por

Aldi esclarece que gelados Chupy Fresh retirados em Espanha não são vendidos em Portugal – ECO





O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora

×

Continue lendo

Notícias

Campeão do mundo pela Espanha, Iniesta deseja sorte a Lincoln, novo reforço do Cruzeiro

Artigo

em

Por

O meia espanhol Andreas Iniesta, campeão do mundo com a Espanha em 2010, desejou sorte ao atacante Lincoln, novo atacante do Cruzeiro.

Iniesta usou sua conta particular no Instagram para mandar uma mensagem ao jogador brasileiro, seu companheiro no Vissel Kobe, do Japão, desde o ano passado.

Com a camisa do clube nipônico, Iniesta venceu duas taças, a Super Copa e a Copa do Imperador.

Iniesta assinou com o Vissel Kobe em 2018, logo que deixou o Barcelona. No clube catalão também fez história ao lado de Xavi, Puyol, Messi e tantos outras estrelas.

Continue lendo

+ VISTOS