Empregos
Novas mudanças facilitam o trabalho de estrangeiros na Espanha
A Espanha é um país conhecido pela sua rica cultura, belas paisagens e oportunidades de trabalho. Recentemente, o governo espanhol aprovou uma reforma na Lei de Imigração que facilitará a vida de milhões de estrangeiros que vivem no país. Vamos explorar essas mudanças em detalhes.
A atual situação dos estrangeiros na Espanha
Segundo dados oficiais, cerca de 5,5 milhões de estrangeiros vivem na Espanha, sendo mais de um terço deles de países latino-americanos. No entanto, muitos enfrentam um labirinto burocrático e não conseguem trabalhar legalmente ou solicitar residência.
A reforma da Lei de Imigração
A reforma da Lei de Imigração, que será lançada em meados de agosto, resolve alguns desses problemas, facilitando a regularização da situação dos estrangeiros e agilizando a contratação de mais estrangeiros diretamente em seus locais de origem.
Benefícios para estudantes estrangeiros
Um dos principais beneficiários da reforma serão os estudantes estrangeiros matriculados em escolas e universidades espanholas. A reforma agora permite que eles trabalhem legalmente até 30 horas por semana e, após a conclusão dos estudos, possam permanecer mais um ano na Espanha sem solicitar prorrogação de sua estadia.
Aumento da contratação de estrangeiros
A reforma irá facilitar a contratação de estrangeiros nos países de origem. A contratação de trabalhadores sazonais será facilitada e, após cumprir certas condições, esses trabalhadores poderão solicitar uma autorização de residência e trabalho de dois anos, que é renovável.
Visto por treinamento
As pessoas que permaneceram na Espanha por um período mínimo de dois anos poderão obter uma autorização de residência de 12 meses se se comprometerem a realizar treinamento regulamentado para o emprego.
Flexibilização na contratação no local de origem
A contratação nos países de origem dos trabalhadores também será flexibilizada. A partir de agora, esses trabalhadores poderão pedir uma autorização de quatro anos para trabalhar até 9 meses por ano, com a obrigação de retornar a seus países de origem após cada período.
Imigração familiar
Uma das grandes novidades da reforma é a que diz respeito às famílias. Os familiares, ao receberem a autorização de residência, também poderão trabalhar por conta própria e para terceiros.
Melhorias na lista de profissões com cobertura difícil
A reforma também visa melhorar o Catálogo de Profissões com Cobertura Difícil, ou seja, a lista de profissões para as quais os empregadores têm dificuldade de encontrar funcionários e que permitem a contratação de profissionais no exterior.
Facilidades para trabalhadores autônomos
As alterações à Lei de Imigração também agilizam os requisitos para trabalhadores autônomos que vêm do exterior.
Criação de uma Unidade de Processamento de Arquivos de Imigração
A reforma criará uma Unidade de Processamento de Arquivos de Imigração, uma espécie de ‘janela única’ para facilitar a burocracia.
Conclusão
As mudanças na Lei de Imigração estão sendo vistas como um grande passo para facilitar a vida dos estrangeiros na Espanha. Elas não só ajudam a regularizar a situação de muitos, como também facilitam a contratação de trabalhadores estrangeiros e atraem mais estudantes para o país.
> ‘Esta é a primeira vez em anos que falamos de reformas que não têm nada a ver com fronteiras’, diz um especialista em políticas migratórias.
A Espanha está se esforçando para se tornar um país mais acolhedor e atrativo para estrangeiros, seja para trabalho, estudo ou residência. Certamente essas mudanças terão um impacto significativo na vida de muitos estrangeiros na Espanha.
Para informações adicionais, acesse o site